segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Análise do texto - O ESTÁGIO EM GESTÃO EDUCACIONAL: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO COM PESQUISA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO de Sandra Carbello Cassol e Marta L. Croce


QUINTA-FEIRA, 15 DE MARÇO DE 2012

O ESTÁGIO EM GESTÃO EDUCACIONAL: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO COM PESQUISA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO

Esse texto nos relata a importância do estágio na vida do profissional pedagogo; e o mesmo se dá como uma forma de exercício, onde o universitário tem a possibilidade de vivenciar tudo o que foi relatado em sala de aula, associando teoria e prática como uma ligação entre o mundo acadêmico e profissional
Isso foi exposto através de uma experiência de estágio supervisionado na Universidade Estadual de Maringá-UEM e refere-se a diversidades de desafios que é propor uma forma inovadora de se conduzir um estágio supervisionado referente a disciplina, de certa forma a garantia de uma aprendizagem real, isso através de um plano de trabalho claro que consistia em planejar e formalizar de maneira sistêmica.
Ao longo de sua dissertação Cassol  e Crocevai traçando como se deu a tarefa de formar gestores, da necessidade em refletir sobre gestão e gestor, da importância da troca de idéias entre docente e discente, afinal o curso tinha o objeto de formar profissionais críticos, compreensivos, inovadores e participativos, além de mostrar um pouco daquilo que as Diretrizes trazem sobre a formação do gestor educacional. Elas traz ainda a organização curricular que se baseia no ciclo de formação inicial e no ciclo de formação continuada.
Cassol e Croce nos fala também que para a concretização do seu trabalho foi necessária muita leitura e discussão que se dividiu em momentos para formação de alunos e docentes orientadores, outro momento para observação e coleta de dados e outro momento para sala de aula, reservou também o momento para que as alunas apresentassem seus trabalhos. Elas organizou os alunos e grupos e o mesmo professor ajudava na teoria e na prática, para isso tinha como parceiros escolas públicas que permitiam o acompanhamento de sua rotina e por fim os alunos organizavam um pré-projeto centrado em entende o modelo de gestão da LDB 9394/96, além de alguns questionamentos sobre a atuação do pedagogo e como se faz uma gestão democrática. Com o objetivo de familiarizar o pedagogo na gestão escolar.
Sendo assim, Cassol e Croce concluem falando da iniciativa de novas formas de metodologias, bem como suas transformações em novas possibilidades na construção e junção da teoria e prática, para que o individuo possa construir sua visão e verificar seu ambiente de atuação e sua conscientização propriamente dita no que diz respeito ao papel da gestão e do pedagogo na educação do país.

Claudiana Maria dos Santos e Larissa Buarque Magalhães

Texto original, disponível em:
http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2758_1827.pdf

Um comentário:

  1. Claudiana e Larissa.

    A resenha precisa ser revisada, não somente em relação às questões textuais e da construção dos parágrafos- alguns estão longos demais- mas também quanto à forma de citar os autores.
    Pensem que, mesmo sendo um blog, a proposta é que construam sempre atentando-se para as normas técnicas de construção de textos acadêmicos.

    Sugiro para a dupla e para os demais que aqui chegarem que visitem o site que trata sobre "Como fazer resenhas acadêmicas". Super fácil de localizar na internet.

    Um abraço!

    ResponderExcluir