domingo, 7 de outubro de 2012

OS ERROS MAIS COMUNS NA ELABORAÇÃO DO PPP

Alguns descuidos no processo de elaboração do projeto político-pedagógico podem prejudicar sua eficácia e devem ser evitados: 

- Comprar modelos prontos ou encomendar o PPP a consultores externos. "Se a própria comunidade escolar não participa da preparação do documento, não cria a ideia de pertencimento", diz Paulo Padilha, do Instituto Paulo Freire.

- Com o passar dos anos, revisitar o arquivo somente para enviá-lo à Secretaria de Educação sem analisar com profundidade as mudanças pelas quais a escola passou e as novas necessidades dos alunos.

- Deixar o PPP guardado em gavetas e em arquivos de computador. Ele deve ser acessível a todos.

- Ignorar os conflitos de ideias que surgem durante os debates. Eles devem ser considerados, e as decisões, votadas democraticamente.

- Confundir o PPP com relatórios de projetos institucionais - portfólios devem constar no documento, mas são apenas uma parte dele.

Um comentário:

  1. Cuidados ótimos! Sugiro que leiam mais sobre o assunto, a partir das ideias de Ilma Passos Veiga. Na internet dispomos de vários textos interessantes e acessíveis da autora. Podem, inclusive, indicá-los aqui, em outra postagem! Bons estudos!

    ResponderExcluir