domingo, 7 de outubro de 2012

Conselho Escolar


O conselho escolar é na verdade uma das demonstrações da concretização da democracia escolar, bem como no espaço a qual ela está inserida. A existência do conselho torna-se responsável pelo bom desempenho dos administradores escolares incluindo o objetivo da instituição e que objetivos lhes serão pertinentes no futuro, garantindo de fato, meios para uma educação de qualidade, isso sem perder de vista o envolvimento de toda comunidade. Pode-se dizer que ele institui metas, focando naquilo que em conjunto considera-se mais importante, como, planos educacionais, o calendário escolar e consentir o projeto pedagógico da escola, cuidam também das questões financeira da escola, objetivando como irão aproveitar à verba as escolas destinadas e efetuado o pagamento das contas necessárias. Na verdade tudo isso vem a ressaltar o quanto é importante uma gestão democrática participativa ao passo que ela apresente condições trabalhar e responder os desejos da sociedade de maneira que colabore significativamente no desenvolvimento do individuo dentro da sociedade a qual ele está inserido, aprendendo e tendo a consciência que desde sempre são cidadãos e que sendo assim tem o direito de participar ativamente do processo educacional. Por tudo que lemos, vemos e ouvimos, entendemos que a democracia só se efetiva na interação entre toda comunidade escolar nas tomadas de decisão. O conselho escolar se constitui por vários segmentos da comunidade escolar: professores, funcionários da escola, pais, alunos entre outros. Afinal, os componentes que, direta ou indiretamente, são vinculados a ação educativa.  Ele é responsável pelo estudo e planejamento, debate e deliberação, acompanhamento, controle e avaliação das ações do dia-a-dia da escola tanto no campo pedagógico, articulando as ações, acompanhando os alunos que estão nos Programas desenvolvidos no ambiente interno da escola, em relação ao seu rendimento escolar, quanto no administrativo e financeiro, direcionando o consumo das verbas federais, estaduais e municipais de maneira a garantir a melhor aplicabilidade desses recursos. As escolas são independentes na gestão dos seus recursos e na preparação das suas concepções pedagógicas. Para incitar essa autonomia, cada vez mais o Governo Federal impregna recursos e materiais diretamente para as escolas. Assim, elas podem definir dificuldades particulares de cada comunidade. E a melhor maneira de saber o que a comunidade precisa é trazê-la para a gestão administrativa e pedagógica da escola por meio dos Conselhos.

Rafaela Calaça de Oliveira e Sanclesia Batista Ferreira


Um comentário:

  1. Muito legal a postagem. Sugiro transformarem o texto em parágrafos. Facilita a leitura e as pausas favorecem a reflexão sobre as ideias principais.

    Não há clareza entre as citações extraídas do site do MEC e os posicionamentos das duas, Rafaela e Sanclésia. Se separados em parágrafos,e trechos entre aspas, ou colocados em tamanho menor ou cor diferente, também ajudariam, nessa identificação das ideias da dupla e das alheias... são observações que valem para qualquer produção acadêmica, também num espaço virtual, que é o caso deste blog.

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